Newsletter
Receba nossas últimas informações diretamente em seu e-mail.
Mantenedores
Com 28,8 toneladas de alimentos já doadas somente dentro do mês de setembro, o Banco de Alimentos de Pelotas, organização ligada à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e à Rede Gaúcha de Bancos Sociais, superou todos os recordes dos últimos anos. O expressivo volume dos estoques foi suficiente para contemplar a totalidade das 55 instituições e entidades benemerentes cadastradas no sistema local.
Ao comemorar os excelentes resultados alcançados e os estoques em constante movimentação com o ingresso e saída das doações, a presidente Elza Leite, destaca o perfeito engajamento da entidade com a comunidade da região e o trabalho sério e transparente desempenhado, onde o sistema de logística para a coleta de doações e entrega das mesmas vem servindo de exemplo para as demais localidades que projetam instalar o mesmo tipo de organização. “Somos extremamente criteriosos com os nossos produtos, cuidando prazos de validade, armazenamento e condutas de transporte”, lembrou.
A presidente também mencionou que a forma de trabalho adotada em Pelotas é diferenciada em função de que s doações são feitas exclusivamente às entidades cadastradas e, preferencialmente, àquelas que trabalham com cozinha industrial própria para preparar os alimentos aos cidadãos necessitados servindo as refeições no próprio local.
Ontem (15) à tarde, o Banco de Pelotas realizou doação especial ao Banco de Leite Madre Tereza de Calcutá repassando aos depósitos da entidade quantidade de leite em pó suficiente para o preparo de 6mil litros de leite. “O Madre Tereza está cadastrado conosco e desempenha relevante papel na luta pela erradicação da fome em Pelotas. Acreditamos, assim, que o volume expressivo precisava ser compartilhado com todos”, justificou a presidente Elza, justificar ao observar que a instituição faz doações dos gêneros alimentícios diretamente às famílias necessitadas.
ABRANGÊNCIA - Com o slogan ‘Busca onde sobra, entrega onde falta’, o Banco de Alimentos é um ação pioneira no Brasil, que há 10 anos atua a fim de minimizar os efeitos da fome através do combate ao desperdício, permitindo que um maior número de pessoas tenham acesso a alimentos básicos e de qualidade, em quantidade suficiente para uma alimentação saudável e equilibrada. No RS, 250 toneladas de alimentos são distribuídos mensalmente para 12 bancos instalados Há cinco anos em funcionamento em Pelotas, a instituição vem trabalhando pela superação permanente das metas e avança seus números em alimentos arrecadados e doados atendendo a mais de 5mil cidadãos carentes mensalmente. Para o mês de outubro, aguarda-se mais doações, especialmente de uma fábrica de cereais em barra para serem repassadas à merenda escolar de menores assistidos.