O exemplo da importância em desenvolver ações de cooperação e parceria para minimizar o problema da fome foi evidenciada ontem(18) com a doação de cinco mil quilos de alimentos provenientes do Banco de Alimentos Pelotas, do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), para o Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá. O ato de entrega foi realizado na sede de uma das instituições.
Conforme o secretário executivo do Banco de Alimentos Pelotas, Moacir Prestes, o repasse dos alimentos – grande maioria sacos de farinha de milho , foi feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) através da fundação gaúcha de bancos sociais de Porto Alegre, a qual tem parceria com a entidade em Pelotas. Prestes destacou, no entanto, que a ação para a obtenção dos alimentos envolveu uma série de voluntários e destacou a atuação da empresa Irgovel, que segundo ele, responsabilizou-se pelo transporte dos produtos. " O apoio é fundamental para o desfecho positivo de nossas negociações", disse.
Ele também ressaltou a relevância do relacionamento harmônico entre as instituições envolvidas com o repasse de alimentos às famílias carentes e revelou que o Banco Madre Tereza enviará os alimentos diretamente às famílias cadastradas enquanto que o Banco de Pelotas remeterá as doações às instituições benemerentes que regularmente são atendidas.
Parte dos alimentos também foi doado ao Rotary Clube de Pelotas para ser repassado ao projeto de humanização, executado há mais de dois anos por grupo de rotarianos na Vila Castilho.