Newsletter
Receba nossas últimas informações diretamente em seu e-mail.
Mantenedores
Reunião ontem (11), na sede do Banco de Alimentos de Pelotas, tratou da iniciativa inédita liderada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) que acaba de criar a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. O projeto, apresentado pelo coordenador do Conselho de Cidadania da instituição, Jorge Buneder, deve englobar as ações locais.
A iniciativa é pioneira no País com envolvimento direto das indústrias do Estado. A Fundação foi idealizada com o objetivo de inserir com mais efetividade o empresariado gaúcho na área da responsabilidade social, além de oferecer natureza jurídica e facilitar a operacionalização do Projeto Bancos Sociais. “Nascida a partir do Conselho de Cidadania da FIERGS e do êxito do Banco de Alimentos, a Fundação tem como papel fundamental transformar o desperdício em benefícios para as comunidades carentes. Além de distribuir produtos perfeitamente utilizáveis, serão ofertados cursos de capacitação e treinamento profissional, e de técnicas de gestão empresarial”, explicou Buneder.
O Banco de Alimentos, carro-chefe da Fundação, doa mensalmente 120 toneladas de alimentos e 30 toneladas de hortifrutigranjeiros para 259 instituições no Estado, beneficiando 25 mil pessoas mensalmente e servindo 2,5 mil refeições diariamente. “Trouxemos para esse projeto requisitos básicos que começam pela eficácia. Devemos ser inovadores e multiplicadores em responsabilidade social”, complementou o coordenador.
Local – O Banco de Alimentos de Pelotas já arrecada sete toneladas/mês de alimentos e distribui para 27 instituições de caridade. A estimativa da presidente, Elza Leite, é de que 2,6mil cidadãos estejam sendo atendidos por dia através das doações.