Newsletter
Receba nossas últimas informações diretamente em seu e-mail.
Mantenedores
Cresce o mutirão de pelotenses contra o desperdício de alimentos e a favor dos projetos que buscam reduzir a fome de milhares de pessoas pobres. As marcas desse movimento estão cada vez mais evidenciadas e ganham aliados de peso, como a recente parceria firmada entre o Banco de Alimentos de Pelotas, instituição ligada à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), e a rede de supermercados Wal-Mart, através de suas cinco lojas instaladas no município. As doações de alimentos já ultrapassam a casa de 10 toneladas/mês e a logística de distribuição e arrecadação impressionam pela organização e agilidade nos processos. O cadastro de entidades para a ampliação de doações está aberto e à disposição da comunidade.
“A solidariedade reúne esforços”, constata a presidente do Banco, Elza Leite, ao enumerar as ações já executadas durante os primeiros seis meses de atuação da instituição em Pelotas. Segundo ela, 25 entidades assistenciais estão sendo beneficiadas com as doações das lojas do Wal-Mart: “nossa estimativa é de que estejamos amenizando a fome de 2,5mil cidadãos por dia”, complementa.
Conforme o secretário executivo do Banco, Moacyr Prestes, todos os produtos arrecadados nas lojas da rede Nacional e no hipermercado Big têm validade comprovada, com valores nutricionais atestados por nutricionistas parceiras da instituição. Ele explica que as doações vêm dos setores de hortifrutigranjeiros, mercearia e padaria em dias alternados. “Diariamente mantemos contato com os gerentes para informações sobre a espécie de doação. Em seguida, acionamos os responsáveis pelas instituições para apanharem as doações diretamente nos depósitos das lojas”, observa.
Prestes ainda chama a atenção para a forma de distribuição do Banco de Alimentos de Pelotas, que adotou a política de repasse dos gêneros diretamente às cozinhas das instituições. “Jamais estaremos entregando sacolas individuais às famílias carentes. As doações são feitas para as entidades que têm a responsabilidade de preparar os alimentos e servir às pessoas. Este é o grande trunfo do Banco para diminuir desperdícios e tornar nossas ações ainda mais profissionais e isentas de interesses pessoais ou preferências”, explica.
RELACIONAMENTO – A responsável pela área de Relações com a Comunidade da rede Wal-Mart, Maria Isabel Jaekel da Silva, relata que a empresa tem, em sua missão, a preocupação com a melhoria de vida das comunidades onde atua. “Esta preocupação além de ser social é também ambiental”, explica. Segundo Isabel, há a consciência de que os recursos são limitados. “Em todas as áreas de nosso negócio, são estudadas sempre as alternativas que causem menor impacto ao ambiente, seja através de consumo de energia, consumo de água, adequada utilização de papel, coleta seletiva para reciclagem de resíduos sólidos e assim por diante. O aproveitamento integral de alimentos e o combate à fome fazem parte do trabalho da empresa em todas as praças onde atua”, complementa