Newsletter
Receba nossas últimas informações diretamente em seu e-mail.
Mantenedores
Mais uma ferramenta tentará sensibilizar os empresários locais para a efetiva participação com doações ao Banco de Alimentos de Pelotas: a partir de agora, as explanações realizadas durante visitas às empresas serão feitas com o auxílio da projeção de imagens. Os equipamentos: um notebook e um projetor multimídia foram repassados durante o evento de interiorização da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), promovido na semana passada, em Pelotas.
Ao entregar o material à presidente do Banco, Maria Lúcia Dias, o presidente da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, Jorge Buneder, destacou a estrutura e a atuação da organização no Estado, que reúne Bancos Sociais de 13 segmentos, como Alimentos, Refeições Coletivas, Vestuário e Mobiliário desenvolvendo importante trabalho na área de responsabilidade social", afirmou a assessora.
A metodologia da Fundação para transformar o excedente industrial em benefício social e os resultados alcançados também foram ligeiramente explanados por Buneder, com destaque ao Banco de Alimentos, que atua como um gerenciador de arrecadação e distribuição de doações de excedentes de empresas do ramo de alimentação para entidades previamente cadastradas em seu Banco de Dados. “Exatamente como ocorrem as operações em Pelotas”, disse.
Maria Lúcia agradeceu a doação e o reconhecimento da Fundação e mencionou o empenho do coordenador da Rede de Bancos Sociais da Fiergs, Paulo Benhardt, que também acompanhou a comitiva durante o evento de interiorização e foi o principal articulador para o repasse dos equipamentos. A presidente ainda aproveitou para fazer novo apelo aos industriais pedindo que recebam a diretoria da instituição em suas empresas. “ Não se asustem. Não queremos dinheiro. Queremos o engajamento e comprometimento da iniciativa privada com a causa da erradicação da fome em nossa cidade”, antecipou.
NÚMEROS – Atualmente, 41 entidades assistenciais estão cadastradas para receberem doações permanentes do Banco, que conta com 10 empresas locais como mantenedoras. Neste ano de 2013, já foram arrecadadas e distribuídas 11 toneladas de alimentos.
SEDE – O setor administrativo e o depósito do Banco de Alimentos de Pelotas funcionam no Parque do Sesi - prolongamento da avenida Bento Gonçalves. Porém, diretores do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel) encaminharam junto ao presidente da Fiergs, Heitor Müller, pedido para que a entidade viabilizasse a construção de uma sede específica ao Banco junto à nova escola do Senai, que está sendo construída em área contigua ao Parque do Sesi. Os empresários defendem que o projeto possibilita a adequação com poucos recursos a serem envolvidos. A comissão de obras da Federação analisa a proposta.